ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 238-2


Poster (Painel)
238-2AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS CONSUMIDAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO, PERNAMBUCO: DIANTE DOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores:Moura, A. M. C. (LAMEN - Laboratório de Análises de Alimentos, Águas e Ambiental) ; Nascimento, P. C. T. A. (LAMEN - Laboratório de Análises de Alimentos, Águas e Ambiental) ; Gomes, K. A. G. (UNICISAL - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Santiago, K. G. V. (LAMEN - Laboratório de Análises de Alimentos, Águas e Ambiental) ; Silva, K. C. (LAMEN - Laboratório de Análises de Alimentos, Águas e Ambiental)

Resumo

Objetivou-se avaliar a qualidade das águas consumidas em escolas públicas no município de São João, Pernambuco, diante dos paradigmas da educação ambiental. Foram selecionadas onze escolas pública,sendo cinco na zona rural e seis na urbana, para avaliação microbiológica e físico-química das águas consumidas nas mesmas. As coletas foram encaminhadas ao laboratório e realizados os ensaios de acordo com a metodologia do Standard Methods for Water.Os resultados quanto á microbiologia a incidência de coliformes totais (35ºC) foi de 91% dentro das 44 amostras analisadas e de 43% de coliformes termotolerantes (45ºC); houve relação na ocorrência de coliformes com as precipitações pluviométricas, a incidência menor no período de escassez . Sobre a localização geográfica das escolas, observou-se um percentual maior de contaminação por coliformes na zona rural 100% coliformes totais e 55% coliformes termotolerantes em relação a zona urbana 83,3% coliformes totais e 16,6% coliformes termotolerantes.Nos resultados físico-químicos ocorreu um percentagem de 45,45% de nitrato sendo zona rural 80% e na zona urbana 33,33%, nos ensaios da dureza, 01 amostra apresentou teor elevado, 9,09% do total, os demais ensaios estão de acordo com a legislação vigente. As ações de sensibilização, foram: palestras, filmes, cartazes, com participação da população envolvida nas atividades. Diante do exposto, conclui-se que nas análises microbiológicas houve contaminação maior por coliformes na zona rural, do que na urbana e menor no período da escassez, podendo ser considerado um problema de saúde pública, pois encontram-se não conforme com a legislação vigente, podendo causar doenças de veiculação hídrica, sobretudo nas crianças. Nas análises físico-químicas o nitrato houve incidência maior na zona rural, os demais ensaios estavam de acordo com a legislação. Portanto, recomenda-se alternativas de melhoramento da água consumida em escolas públicas, através da sensibilização dos usuários e de políticas públicas direcionadas para uma melhor qualidade de vida da população, deve-se proteger as fontes, acondicionamento e transporte em carro pipa adequado e gerenciar melhor as formas de tratamento das águas nos locais de uso, monitorando periodicamente as mesmas com análises laboratoriais.


Palavras-chave:  Avaliação, qualidade, águas, Educação Ambiental, escolas públicas